Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional

Formulários da Secretaria

.
ACESSO AO IDUFF
.
Os alunos recém matriculados devem acessar o IDUFF – Sistema de Identificação Única da Universidade Federal Fluminense, no site https://app.uff.br/iduff/
.
Neste site vocês podem gerenciar seus dados e criar um e-mail institucional da UFF. Se você já tiver ativado a conta do IdUFF, basta acessar com seu CPF e senha. Se for o primeiro acesso, clique no botão “Ative ou recupere sua conta aqui”.
.
Como criar um UFF mail?
    1. Entrar no Portal idUFF;
    2. Logar em sua conta do idUFF (CPF e senha do idUFF);
    3. Clicar em “Criar UFFMail” e aceitar termos de uso;
    4. Escolher um nome de usuário, dentre os oferecido pelo gmail (após a criação do e-mail, esta informação não poderá ser alterada) e clicar no ícone do final da tela para confirmar;
.
Pronto! Você já tem um UFFMail ilimitado!
.
OBS: todos os discentes devem criar um e-mail id.uff.br, para que possam ter acesso ao Classroom.
.
DECLARAÇÃO DE REGULARIDADE DE MATRÍCULA
.
Para obter a declaração de regularidade de matrícula, basta seguir o procedimento abaixo:
.
Após o cadastro no site do IdUFF, é possível acessar o SisPos – Sistema de Gestão da Pós-Graduação. É no SisPos que o aluno de pós-graduação consegue gerar Declaração de Matrícula, verificar as disciplinas inscritas e ver as notas lançadas. O acesso é feito com o mesmo login e senha do IdUFF pelo site https://app.uff.br/sispos/acessoaluno/
.
Na “Área do Aluno” no SisPos é possível: 1) Verificar e alterar seus dados na aba “Meus Dados“ 2) Na aba “Ações” é possível gerar Declaração de Regularidade (de matrícula), ver seu Quadro de Horários e as suas notas no Boletim.
.
Observação: Caso você não consiga visualizar as suas notas, depois de fazer o login, você deve clicar no canto direito superior (onde se encontra o nome do aluno) >> Clicar em “Mudar perfil” e selecionar a matrícula.
.
DISCIPLINAS EXTERNAS
O formulário deverá ser entregue junto do comprovante de matrícula quando da inscrição em disciplinas. Ao final da disciplina cursada em outro PPG stricto sensu, o aluno deverá encaminhar para a Secretaria uma Declaração com nota e frequência, caso contrário a disciplina não será computada no Histórico. Só poderão ser aproveitadas disciplinas de outros programas de Mestrado que respeitem a quantidade mínima de créditos exigida pelo Programa (não serão aceitos pedidos de disciplinas cursadas em curso de pós-graduação lato sensu).
É essencial que o aluno preencha o código da disciplina, para fins de Histórico. Somente serão aproveitadas disciplinas externas como comuns eletivas, salvo concessão excepcional da Coordenação ou Colegiado de Curso.
.
Formulário para aproveitamento de disciplinas externas (máximo de duas);
.
ESTÁGIO DE DOCÊNCIA
Os discentes devem entregar o documento contendo todas as assinaturas, inclusive do chefe de departamento ou coordenador da graduação. O estágio de docência é obrigatório e deve ser concluído, preferencialmente, até antes da qualificação. A ficha de inscrição em estágio de docência deve ser entregue quando da inscrição em disciplinas e a ficha de avaliação ao final do estágio.
O estágio de docência exige, como pré-requisito, a conclusão da disciplina obrigatória Metodologia do Ensino e da Pesquisa.
.
Ficha de inscrição;
Ficha de avaliação;
.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
As atividades complementares devem ser entregues todas juntas, em arquivo PDF único e junto do formulário abaixo, após sua integralização, até a data do depósito da dissertação. O aluno deve observar os valores máximos de créditos para cada Tipo/Grupo.
.
Formulário para entrega de atividades complementares;
.
ALUNOS EXTERNOS E OUVINTES
.
Formulário para inscrição em disciplinas;
.
É importante que sejam coletadas todas as assinaturas exigidas por documento.
.
QUALIFICAÇÃO
O prazo para qualificar é até 18 meses do início do curso. O aluno deverá ter integralizado todas as disciplinas da grade curricular antes do depósito do trabalho de qualificação.
.
Requerimento específico para depósito (entregar 30 dias antes da realização da banca, com o trabalho em anexo);
Ata de qualificação – o discente deverá entregar o documento com todas as assinaturas, logo após a realização da banca;
Formulário para professores externos participantes (se houver) – o discente deverá entregar o documento com todas as assinaturas, logo após a realização da banca;
Carta de anuência– apenas para bancas mediadas por tecnologia (exceção). Deve ser assinada por todos os professores integrantes da banca – o discente deverá entregar o documento com todas as assinaturas, logo após a realização da banca;
.
É importante que sejam coletadas todas as assinaturas exigidas por documento.
.
OBS. As bancas deverão ser presenciais, admitindo-se, excepcionalmente, a realização de defesas na modalidade online. Neste último caso, todos os membros da banca deverão assinar as “cartas de anuência” e o discente deverá encaminhar, junto da ata respectiva, a gravação.
.
DISSERTAÇÃO
O prazo máximo para a defesa é de 30 meses, já computado o período de 6 meses de trancamento, se houver (se não, será de 24 meses impreterivelmente). O aluno deverá ter concluído o estágio de docência, as disciplinas e atividades complementares.
.
O prazo definido em nossa resolução para apresentar a versão final da dissertação é de 30 dias contados da data de realização da defesa (link de site para elaboração da ficha catalográfica: http://bibliotecas.uff.br/bfd/fichacatalografica/). Ademais, é necessário entregar uma cópia física em capa dura preta para ser armazenada em nossa Biblioteca (para receber um modelo, encaminhar um e-mail para pdc.esd@id.uff.br). A versão impressa poderá ser entregue presencialmente ou por meio dos correios (Rua Tiradentes, 17 – PPGDC).
.
Requerimento específico para depósito (entregar 30 dias antes da realização da banca, com a dissertação em anexo);
Ata de dissertação – o discente deverá entregar o documento com todas as assinaturas, após a realização da banca (prazo máximo de 30 dias);
Formulário para professores externos participantes (obrigatória a presença de um professor externo; caso o professor tenha participado da qualificação, não é necessário entregar novo formulário) – o discente deverá entregar o documento com todas as assinaturas, após a realização da banca (prazo máximo de 30 dias);
Carta de anuência– apenas para bancas mediadas por tecnologia (exceção). Deve ser assinada por todos os professores integrantes da banca – o discente deverá entregar o documento com todas as assinaturas, após a realização da banca (prazo máximo de 30 dias);
.
É importante que sejam coletadas todas as assinaturas exigidas por documento.
.
OBS. As bancas deverão ser presenciais, admitindo-se, excepcionalmente, a realização de defesas na modalidade online. Neste último caso, todos os membros da banca deverão assinar as “cartas de anuência” e o discente deverá encaminhar, junto da ata respectiva, a gravação.
.
NOVOS ALUNOS (MATRÍCULA)
.
Ficha de matrícula;
.
BOLSISTAS
A seleção de bolsistas inicia-se após o período de matrícula da nova Turma, conforme procedimento descrito na Resolução nº 09/2015.
.
Declaração de hipossuficiência (encaminhar junto da comprovação de renda, em arquivo único);
Ficha para cadastramento de bolsista;
Modelo de relatório de atividades (deverá ser entregue com documentos comprobatórios da realização das atividades mencionadas; prazo: um ano após a concessão da bolsa); Modelo de relatório de atividades em pdf;
Ficha para cancelamento de bolsa;
Ficha para suspensão de bolsa;
Termo de comprometimento do bolsista;
.
AUXÍLIO FINANCEIRO AO ESTUDANTE
O auxílio financeiro ao estudante é concedido conforme procedimento descrito na Resolução nº 03/2014.
.
Formulário de solicitação de auxílio financeiro ao estudante;
Modelo de Plano de Trabalho;.
Formulário de prestação de contas (estudante). – prazo: 5 dias do término da viagem;
Documentação a ser anexada na prestação de contas:
1: Formulário simplificado de prestação de contas (assinado pelo aluno e pelo coordenador) 2: Certificado/diploma de participação em evento 3: Recibo/comprovante de pagamento 4: Comprovante de embarque/desembarque (caso tenha solicitado passagem) 4: Comprovante de trabalho de campo (caso tenha solicitado auxílio para trabalho de campo) 5: GRU – Preenchida conforme instruções constantes no Tutorial GPF (caso não tenha ido ou não tenha usado o valor completo do auxílio); 6. Comprovantes de refeições, estadia, conduções, dentre outros.
.
PEDIDO DE TRANCAMENTO / MODELO DE PETIÇÃO
Nos termos do Regulamento Geral dos Cursos de Pós-Graduação stricto sensu da Universidade Federal Fluminense, é vedado o trancamento no primeiro período após a matrícula.
.
Modelo de pedido de trancamento. – deve conter anuência do orientador, nos termos da Resolução CEPEX 394/2021;
Skip to content